Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

HRW critica "restrições excessivas" de Israel a visitas a presos de Gaza

A organização Human Rights Watch (HRW) disse hoje que Israel impõe "restrições excessivas às visitas familiares aos presos palestinianos de Gaza" que tem sob custódia, instando o governo israelita a "respeitar o direito internacional humanitário".

HRW critica "restrições excessivas" de Israel a visitas a presos de Gaza
Notícias ao Minuto

12:50 - 01/08/16 por Lusa

Mundo Organização

"O governo israelita está a deter ilegalmente prisioneiros de Gaza em Israel e é muito difícil para as suas famílias visitá-los", lamentou Sari Bashi, diretora da HRW para Israel/Palestina, num comunicado.

A organização de defesa dos direitos humanos com sede em Nova Iorque pediu ao executivo israelita que permita que aqueles detidos cumpram as condenações em prisões israelitas no território ocupado da Cisjordânia e para "facilitar o contacto" entre eles e os seus familiares.

Bashi expõe no comunicado as evidentes diferenças entre o tratamento que Israel dá às famílias de prisioneiros da Cisjordânia e às dos de Gaza - por exemplo, os presos de Gaza só podem receber visitas de familiares de dois em dois meses, enquanto os da Cisjordânia o podem fazer de 15 em 15 dias - adiantando que o direito internacional é violado sempre que os palestinianos são mantidos em prisões em Israel.

Israel tem nas suas prisões 334 detidos de Gaza e cerca de 6.000 da Cisjordânia acusados de "crimes contra a segurança" do Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório