Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Dezenas de famílias abandonaram cidade síria de Alepo

Dezenas de famílias que estavam retidas na cidade de Alepo deixaram o setor rebelde desta cidade, no norte da Síria, através de um corredor humanitário aberto pelo regime, informou hoje a agência de notícias SANA.

Dezenas de famílias abandonaram cidade síria de Alepo
Notícias ao Minuto

14:10 - 30/07/16 por Lusa

Mundo Síria

O Observatório Sírio dos Direitos do Homem (OSDH) deu ainda conta da saída, hoje, "de um número considerável de civis" do setor Este desta cidade síria, através de uma passagem no bairro de Salaheddine.

"Dezenas de famílias abandonaram esta manhã os bairros Este de Alepo através de corredores (...) abertos para retirar os cidadãos retidos pelos grupos terroristas (rebeldes)", segundo a agência de notícias síria.

Segundo a SANA, "os soldados receberam as famílias que foram transportadas em autocarros rumo a abrigos temporários".

Além destas famílias, "um grupo de mulheres com mais de 40 anos também saiu dos bairros Este de Alepo através da passagem de Salaheddine", um bairro que é atravessado pela linha de separação entre os setores rebelde (Este) e o regime (Oeste).

Após duas semanas de bombardeamentos e de ocupação o regime, com o apoio dos seus aliados russos, abriu corredores humanitários para encorajar os civis e os combatentes dispostos a depor as armas a saírem dos bairros rebeldes, com o objetivo de recuperar a segunda cidade do país e a declarar vitória na guerra.

Desde 17 de julho que mais de 250 mil pessoas estão retidas no setor rebelde de Alepo, sem acesso aos bens essenciais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório