Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 28º

A 'purga' na Turquia ainda não terminou

Primeiro-ministro turco confirmou à Sky News que a Turquia ainda procura por suspeitos de envolvimento na tentativa de golpe de Estado.

A 'purga' na Turquia ainda não terminou
Notícias ao Minuto

21:12 - 26/07/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Binali Yildrim

O primeiro-ministro turco, Binali Yildrim, confirmou ao correspondente da Sky News que ainda podemos esperar mais detenções e demissões na Turquia na sequência da tentativa de golpe de Estado que falhou, no passado dia 15 de julho.

“A investigação continua, há pessoas a ser procuradas. Pode haver apreensões, detenções… o processo não está concluído”, afirmou Binali Yildrim à antena da cadeia britânica.

Apesar de Fethullah Gulen continuar a negar o envolvimento, a Turquia insiste que é ele o responsável pela tentativa de golpe de Estado. Gulen continua exilado nos Estados Unidos e a Turquia já fez um pedido de extradição.

Quando o Presidente Erdogan aterrou em Istambul, na madrugada da tentativa de golpe de Estado, avisou que havia “limpeza” a caminho.

De então para cá, mais de 13 mil pessoas foram detidas por suspeitas de envolvimento, bem como dezenas de milhares de pessoas foram afastadas dos seus cargos.

As detenções, suspensões e demissões que têm ocorrido envolvem os mais diversos quadrantes da sociedade turca, desde membros do exército e da polícia, bem como juízes, jornalistas, professores, entre outros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório