Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Primeiro-ministro do Nepal pede demissão do cargo

O primeiro-ministro nepalês, Sharma Oli, apresentou hoje a sua demissão antes que o parlamento votasse uma moção de censura contra si, apresentada pela oposição, e depois de perder o apoio do seu principal aliado no Governo de coligação.

Primeiro-ministro do Nepal pede demissão do cargo
Notícias ao Minuto

15:34 - 24/07/16 por Lusa

Mundo Sharma Oli

Sharma Oli comunicou a sua decisão por escrito à Presidente do país asiático, Bidhya Devi Bhandari, antes de a anunciar à Câmara, depois de ter estado pouco mais de nove meses à frente do Executivo.

O assessor de imprensa da Presidente, Madhav Sharma, confirmou à agência de notícias espanhola EFE que o dirigente nepalês apresentou a sua carta de demissão.

A moção foi apresentada no dia 13 de julho pelo Congresso Nepalês -- partido maioritário no parlamento, mas relegado a principal partido da oposição pelo Governo de coligação -- e pelo Partido Comunista do Nepal-Maoístas Centro (CPN-MC), que era o principal aliado do Partido Comunista Marxista Leninista (CPN-UML) de Oli.

Um dia antes, o CPN-MC comunicou ao governante do CPN-UML o fim do apoio que mantinha desde que chegou ao poder em outubro passado, com o objetivo de abrir caminho a um novo governo com o Congresso Nepalês.

O CPN-MC, quando anunciou a retirada de apoio, pediu a Oli que se demitisse e ofereceu-lhe uma participação no novo Governo.

O primeiro-ministro Sharma Oli governou à frente de uma coligação com os maoistas e cerca de uma dúzia de formações políticas menores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório