Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

China quer demolir parte de templo budista em Xian

As autoridades da província chinesa de Xian, onde se localizam os exércitos de terracota, ordenaram a destruição de uma parte de um templo budista com mais de 1.300 anos.

China quer demolir parte de templo budista em Xian
Notícias ao Minuto

16:36 - 11/04/13 por Lusa

Mundo Monumentos

O templo de Xingjiao guarda as relíquias de Xuan Zang, um monge chinês que no século VII viajou por toda a China recolhendo escrituras budistas.

A viagem de Xuan Zang tornou-se popular em 1988, através da série de televisão ‘Viagem ao Ocidente’ e recentemente a figura do monge budista foi novamente ficcionada no Japão, na Austrália e no Reino Unido.

Segundo a agência France Presse, o templo foi informado de que tem de “remover” dois terços dos edifícios que compõem todo o complexo religioso até ao mês de maio.

Os monges disseram à AFP que os edifícios que devem ser demolidos são o dormitório, a cantina e “algumas dependências onde se pratica o culto religioso budista”.

“A remoção vai atingir definitivamente alguns locais ancestrais”, disse um monge.

As alterações fazem parte dos preparativos que a China está a levar a cabo para concorrer com alguns pontos da Rota da Seda (rota comercial que ligava a China ao Médio Oriente) a Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Um elemento que faz parte das autoridades provinciais, que não permitiu a identificação, disse à AFP que “para o sucesso do projecto muitos edifícios vão ter de ser derrubados”.

As ordens de demolição do templo em Xian estão a provocar debates de protesto na Internet com muitos académicos chineses a criticarem as autoridades da província de Xian.

Oficialmente, o Governo de Xian não se mostrou disponível para comentar o assunto quando contactado pela AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório