Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

ONU alerta para condições da população em zonas do noroeste da Nigéria

O Gabinete de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) alertou hoje para o nível de desnutrição e as más condições dos habitantes das zonas do nordeste da Nigéria recuperadas ao grupo radical islâmico Boko Haram.

ONU alerta para condições da população em zonas do noroeste da Nigéria
Notícias ao Minuto

13:27 - 01/07/16 por Lusa

Mundo Boko Haram

As agências humanitárias conseguiram aceder à região depois do exército da Nigéria ter recuperado o controlo de zonas do estado de Borno, fronteiriço ao lago Chade.

"A melhoria de segurança permitiu o acesso das equipas humanitárias (...). As condições que observamos são devastadoras", disse o coordenador humanitário da ONU para a Nigéria, Munir Safieldin, num comunicado.

"O governo da Nigéria e as organizações humanitárias reforçaram a sua capacidade de assistência de emergência, mas a situação requer uma resposta mais ampla e mais rápida", adiantou.

Falando em Genebra, o porta-voz do OCHA, Jens Laerke, indicou que mais de meio milhão de pessoas necessitam de alimentos urgentemente.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estima que quase 250.000 menores de cinco anos sofrem de desnutrição grave, pelo que um em cada cinco morrerão se não receberem o tratamento adequado.

Quanto ao fundo de ajuda da ONU para o país, que tem servido sobretudo para lidar com as emergências criadas pelo conflito com o Boko Haram, só obteve 22 por cento do seu orçamento de 279 milhões de dólares (250,7 milhões de euros).

O Boko Haram, que pretende instaurar um estado islâmico no norte da Nigéria, maioritariamente muçulmano, ao contrário do sul, de maioria cristã, já causou pelo menos 20.000 mortos e mais de 2,6 milhões de deslocados desde 2009.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório