Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

"Acordo de parceria transatlântica desrespeita interesses da UE"

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, considerou hoje que "não deverá haver acordo para uma parceria transatlântica" de comércio e investimento (TTIP) entre a União Europeia e os Estados Unidos, uma vez que as negociações "não vão no bom sentido".

"Acordo de parceria transatlântica desrespeita interesses da UE"
Notícias ao Minuto

14:44 - 26/06/16 por Lusa

Mundo Manuel Valls

"A partir deste momento, não deverá ser concluído qualquer acordo de comércio livre se este não respeitar os interesses da União. A Europa deve ser firme. A França assim o fará. E eu digo, francamente, não pode haver um acordo de acordo de parceria transatlântica. Este acordo não vai no bom sentido", afirmou o chefe do Governo francês.

Este acordo sobre o TTIP "impunha (...) uma visão que seria prejudicial para a nossa economia" sublinhou Valls, denunciando a "escolha dramática" que representou a supressão das quotas leiteiras durante o mandato do antigo ministro da Agricultura, Bruno le Maire, e candidato às presidenciais de 2017.

Negociado com grande secretismo desde meados de 2013, a Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento visa suprimir as barreiras comerciais e regulamentares entre a União Europeia e os Estados Unidos para criar uma vasta zona de comércio livre que deveria impulsionar a economia, mas que tem sido criticado pela sua falta de transparência pelo impacto que poderia ter na agricultura ou no ambiente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório