Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Brexit: "Sair da Europa não é o fim do Mundo para vocês. É pior"

Primeiro-ministro italiano escreve um artigo de opinião dirigido aos britânicos a menos de 24 horas do referendo sobre a saída ou permanência do Reino Unido na União Europeia.

Brexit: "Sair da Europa não é o fim do Mundo para vocês. É pior"
Notícias ao Minuto

12:32 - 22/06/16 por Notícias ao Minuto

Mundo Matteo Renzi

O Reino Unido está a umas apenas 24 horas de decidir se fica ou sai da União Europeia (UE). Entre as várias vozes conhecidas que já se fizeram ouvir sobre o tema, existe mais uma opinião a circular nos media internacionais: a do primeiro-ministro italiano.

No The Guardian, Matteo Renzi faz um apelo direto aos britânicos e incentiva-os a votar pela permanência, garantindo-lhes que “não existe nenhum Super-Estado em Bruxelas, nem um merceeiro pedante que mede pepinos ou que vive de acrónimos misteriosos para esconder a realidade”.

Renzi dá o seu ponto de vista enquanto italiano e afirma que o Brexit, a concretizar-se, “não é um desastre, uma tragédia ou o fim do Mundo para vocês no Reino Unido”. Mais, “é pior, porque será a escolha errada. Será um erro pelo qual os votantes serão os primeiros a pagar”.

“No fundo, quem é que quer uma Grã-Bretanha pequena e isola?”, questiona.

Para sustentar o seu pedido, o primeiro-ministro deixa uma palavra de esperança ao dizer que “a União Europeia ainda pode melhorar” e que “a sua função como instituição” é tanto limitar como apoiar os respetivos estados-membros.

“Não o façam por nós. Nós estamos felizes por estarmos na União convosco. Façam-no, antes, por vós. Pelo que defendem. Pela história de uma nação que sempre foi capaz de ver para além de si própria”, remata Renzi, com recurso a uma expressão bem conhecida ds ingleses: “You’ll never walk alone” (“Nunca caminharás sozinho”, em tradução livre).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório