Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Segundo ministro israelita abandona "governo extremista"

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, sofreu hoje a segunda baixa no seu executivo em uma semana, depois de o ministro do Ambiente se ter demitido em protesto contra a nomeação do nacionalista Avigdor Lieberman para o Governo.

Segundo ministro israelita abandona "governo extremista"
Notícias ao Minuto

13:16 - 27/05/16 por Lusa

Mundo Netanyahu

Numa carta de demissão muito violenta, Avi Gabbay, acusou Netanyahu de colocar o país no caminho da ruína e manifestou-se "incapaz de engolir" a decisão do chefe do Governo de substituir o general na reserva Moshe Yaalon na pasta da Defesa por Avigdor Lieberman, amplamente conhecido pelas medidas duras que preconiza contra os palestinianos "terroristas".

Também Yaalon se demitiu na semana passada em protesto, e advertiu o partido de Netanyahu e o país contra a escalada do extremismo.

"Não podia aceitar a remoção de Yaalon, um ministro da Defesa profissional e ponderado", afirmou Gabbay, citado pela agência France Presse.

"Claro que o país tem o direito de ter um governo de direita ou de esquerda. Mas penso que não tem o direito de formar um governo extremista. Temos que deter o processo que, receio, irá conduzir-nos à ruína", acrescentou.

Gabbay, membro do partido Kulanu, do centro-direita, não é deputado, pelo que a sua demissão não afeta a maioria parlamentar da coligação de direita no poder.

Yaalon elogiou nas redes sociais a decisão de Gabbay, considerando que na política israelita "a fidelidade aos princípios tem-se tornado objeto de ridículo, enquanto as voltas de 180º e a deslealdade são consideradas 'sofisticadas'".

"Total apoio de Avi Gabbay, que prova que é possível outro caminho. Não devemos desistir", escreveu Yaalon no Twitter.

A inclusão de Lieberman no Governo e a junção do seu partido, o Yisrael Beiteinu, à coligação no poder, permitem a Netanyahu reforçar com cinco deputados a anterior muito magra maioria, caso o parlamento venha - como se espera - a aprovar este acordo durante a próxima semana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório