Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Cerca 400 detidos devido a congresso de partido de Direita

Perto de 400 pessoas foram detidas hoje num protesto que tentava bloquear o acesso ao congresso do partido alemão AfD, em Estugarda, tendo sido registados confrontos entre militantes de esquerda e membros do partido.

Cerca 400 detidos devido a congresso de partido de Direita
Notícias ao Minuto

12:11 - 30/04/16 por Lusa

Mundo Estugarda

Às 09:30 locais (08:30 em Lisboa) a polícia de Estugarda tinha detido 400 pessoas, de acordo com um porta-voz daquela autoridade em declarações à AFP.

Vários manifestantes haviam incendiado pneus e lançado petardos contra polícias e jornalistas, de acordo com a mesma fonte.

"Nenhum direito para a propaganda nazi", gritava um grupo de manifestantes fora do palácio do congresso e do aeroporto de Estugarda, onde a circulação foi parcialmente cortada e as viaturas paradas na via rápida para deixar passageiros.

O partido Alternativa para a Alemanha (AfD, na sigla em alemão), fundado em 2013 na base de um discurso antieuro a partir do qual entretanto passou a proferir uma linha ideológica contra refugiados e contra o Islão, vai ter o seu congresso entre hoje e domingo, onde são esperados 2.400 membros.

As mais recentes sondagens dão-lhe 14% dos votos, com perspetivas de entrar no parlamento federal nas eleições do próximo ano.

O AfD é liderado por Frauke Petry e Jörg Meuthen e tem representação no Parlamento Europeu, bem como em metade dos parlamentos regionais alemães.

O AfD deverá dotar-se de um programa este fim de semana, pela primeira vez em três anos de existência, e tem, entre as moções a serem votadas, a interdição dos minaretes -- "símbolos da dominação islâmica" -, dos chamamentos dos muezim e do véu.

É também esperado que o partido vote uma aproximação à Frente Nacional francesa e ao FPÖ austríaco no Parlamento Europeu, questão há muito controversa no seio do partido, que procura evitar o rótulo de "extrema-direita".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório