Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Coligação contra grupo Estado Islâmico reúne-se hoje em Roma

A coligação contra o grupo 'jihadista' Estado Islâmico liderada pelos Estados Unidos vai reunir-se hoje em Roma, com a participação do secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

Coligação contra grupo Estado Islâmico reúne-se hoje em Roma
Notícias ao Minuto

06:17 - 02/02/16 por Lusa

Mundo Jihad

"Os parceiros da coligação vão examinar os progressos alcançados até à data e debater formas de intensificar compromissos em todas as linhas de esforço, com vista a derrotar este grupo terrorista", informou o Departamento de Estado.

A coligação de várias potências, principalmente ocidentais e árabes, tem vindo a treinar e armar o governo iraquiano e as forças rebeldes sírias para combater a organização extremista, enquanto leva a cabo ataques aéreos.

Segundo o Departamento de Estado dos EUA, os membros da coligação representados incluem: Austrália, Bahrein, Bélgica, Grã-Bretanha, Canadá, Dinamarca, Egipto, União Europeia, França, Alemanha, Iraque, Itália, Jordânia, Koweit, Nova Zelândia, Países Baixos, Noruega, Qatar, Arábia Saudita, Espanha, Suécia, Turquia e Emirados Árabes Unidos.

Por seu lado, as Nações Unidas vão enviar observadores.

As autoridades estão também a considerar uma possível intervenção contra o grupo 'jihadista' na Líbia, sendo que, após a reunião em Roma, Kerry ruma a Londres, para uma conferência de países doadores com vista a ajudar à reconstrução daquele país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório