Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Tsunami de 2011 no Japão foi sentido no espaço

O sismo e tsunami de há dois anos no Japão causaram vibrações que foram sentidas no espaço pelo satélite de observação terrestre GOCE, anunciou esta sexta-feira a Agência Espacial Europeia.

Tsunami de 2011 no Japão foi sentido no espaço
Notícias ao Minuto

20:17 - 08/03/13 por Lusa

Mundo Agência Espacial

Em comunicado hoje divulgado, a AEE adianta que os seus cientistas concluíram que as ondas sonoras do sismo de 11 de Março de 2011 foram detectadas pelas sondas do GOCE quando o satélite as atravessou, na sua órbita a cerca de 270 quilómetros da Terra.

Os grandes sismos, refere a agência, não provocam ondas apenas nas profundezas da Terra, mas também “fazem com que a superfície do planeta vibre como a pele de um tambor”.

Por sua vez, estas desencadeiam ondas sonoras que se projectam verticalmente, por vezes a altitudes superiores a 200 ou mesmo 300 quilómetros.

Rafael García, do Instituto de Investigação em Astrofísica e Planetologia espanhol, disse à Agência EFE que os “sismólogos estão especialmente entusiasmados com estas descobertas", pois “eram virtualmente os únicos cientistas na Terra sem um instrumento espacial que pudesse comparar-se directamente com os que se utilizam em terra”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório