Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Mais de dois mil estrangeiros expulsos de Angola em junho

O número de estrangeiros expulsos de Angola por permanência ilegal aumentou para quase 2.100 na passada semana, segundo dados disponibilizados hoje à Lusa pelo Serviço de Migração e Estrangeiros (SME).

Mais de dois mil estrangeiros expulsos de Angola em junho
Notícias ao Minuto

13:58 - 12/06/15 por Lusa

Mundo SME

Os números dizem respeito ao período entre 03 e 09 de junho, com o SME a informar que "afastou" de Angola 2.085 estrangeiros, por via administrativa e judicial, um aumento de quase 400 casos em apenas uma semana.

Além disso, indicam os números oficiais do SME, estão contabilizados atualmente, através dos Centros de Detenção de Estrangeiros Ilegais, cerca de 600 cidadãos detidos, por situação irregular no país, que "aguardam o regresso para os respectivos países de origem".

São maioritariamente (105) da República Democrática do Congo (RDCongo), mas há também 77 cidadãos da Guiné-Conacri na mesma situação, de acordo com os dados.

Segundo informações que as autoridades angolanas vão tornando públicas, um dos focos da incidência destas situações de permanência ilegal no país acontece no interior norte de Angola, com centenas de cidadãos da vizinha RDCongo detidos no garimpo, também ilegal, de diamantes.

Ainda segundo o balanço mais recente do SME, no mesmo período, por infrações migratórias, foram aplicadas multas a 202 cidadãos e 24 empresas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório