Hospitalizado único sobrevivente de três espeleólogos perdidos no sul de Marrocos

O espanhol Juan Bolívar Bueno, único sobrevivente dos três espeleólogos que ficaram encurralados, na semana passada, na cordilheira do Atlas, no sul de Marrocos, foi hospitalizado em Uarzazate, a cidade mais próxima do local.

Pelo menos 32 mortos nas tempestades e cheias

© Reuters

Lusa
06/04/2015 05:51 ‧ 06/04/2015 por Lusa

Mundo

Atlas

Juan Bolívar Bueno, um agente da polícia, de 27 anos, chegou às 00:15 locais (mesma hora em Lisboa) numa ambulância escoltada pela gendarmaria real marroquina à clínica Chifa, onde era esperado por vários diplomatas espanhóis e familiares.

Fontes diplomáticas indicaram que Bolívar se encontra bem fisicamente, mas que sofre de hipotermia e de stress pós-traumático, uma vez que viu morrer dois dos companheiros, pelo que o repouso se afigura imprescindível.

Os sete agentes especializados em socorros em zona de montanha provenientes de Espanha que chegaram ao país no domingo, após complicadas negociações para obter a autorização de Marrocos, conseguiram resgatar Bolívar com vida.

O barranco, no fundo do qual se encontravam os três espanhóis, situa-se no fim da zona de Tarmest, uma aldeia berbere da comuna rural de Iminulauen, na região de Uarzazate, onde existem poucas estradas transitáveis, sendo a maior parte da rede viária composta por pistas por onde podem passar somente animais ou veículos todo-o-terreno.

Hoje devem ser resgatados os dois corpos -- de José Antonio Martínez Jiménez, inspetor da polícia, e de Gustavo Virués, um advogado de Cádiz, ambos de 41 anos.

Os cadáveres estão no fundo de um barranco de 400 metros de profundidade, com paredes muito estreitas em alguns pontos, onde a deslocação se afigura extremamente difícil.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas