Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Moscovo e Berlim propõem duplicar número de observadores

A Rússia e a Alemanha propuseram hoje prolongar a missão da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) no leste da Ucrânia e aumentar a presença de observadores até mil elementos, divulgou o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

Moscovo e Berlim propõem duplicar número de observadores
Notícias ao Minuto

17:45 - 06/03/15 por Lusa

Mundo OSCE

Durante uma conversa telefónica, os chefes da diplomacia russa, Serguei Lavrov, e alemã, Frank-Walter Steinmeier, "pronunciaram-se pelo prolongamento da missão de monitorização da OSCE e o seu reforço até 1.000 observadores" contra os atuais 452 elementos, de forma a garantir um "controlo eficaz" do cessar-fogo entre as forças de Kiev e os rebeldes pró-russos, indicou a diplomacia russa.

Lavrov e Steinmeier também "avaliaram os progressos em relação à trégua e à retirada do armamento pesado" pelo exército ucraniano e pelas forças rebeldes pró-russas, segundo a mesma fonte.

A OSCE assegura há cerca de um ano uma missão de observação na Ucrânia.

O mandato dos observadores da OSCE destacados atualmente naquele país termina no próximo dia 23 de março e só poderá ser reconduzido após uma votação por unanimidade.

Na terça-feira, o Presidente norte-americano, Barack Obama, o seu homólogo francês François Hollande, a chanceler alemã Angela Merkel, bem como os primeiros-ministros britânico, italiano e polaco, David Cameron, Matteo Renzi e Donald Tusk, respetivamente, apoiaram igualmente "um reforço dos meios da OSCE" na Ucrânia.

Os seis líderes "confirmaram o papel essencial da OSCE para fiscalizar" os acordos de Minsk, Bielorrússia, do passado dia 12 de fevereiro sobre o cessar-fogo no leste da Ucrânia e a retirada do armamento pesado, segundo indicou um comunicado da Presidência francesa.

O conflito armado no leste da Ucrânia entre as tropas de Kiev e os separatistas pró-russos já fizeram mais de 6.000 mortos, desde abril de 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório