Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Viver com obesidade: o testemunho de quem não resistiu

Esta é a história de Hector Garcia, um norte-americano que viveu praticamente toda a sua vida com peso a mais. O homem, que faleceu em dezembro, deixou ao Express News o seu testemunho sobre como viver com a doença.

Notícias ao Minuto

20:07 - 17/01/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Obesidade

Nos Estados Unidos, 69% da população com mais de 20 anos vive com peso a mais, sendo 35,1% obesa.

Hector Garcia é um desses casos. O homem, que chegou a pesar 289 Kg, aceitou partilhar a sua história com o mundo, para mostrar as consequências que o excesso de peso pode ter na vida de uma pessoa e da sua família. A fotógrafa Lisa Krantz e a repórter de saúde Jessica Belasco foram as responsáveis por mostrá-lo ao mundo.

Depois de ser vítima de bullying durante a sua infância, decidiu começar a fazer dieta quando chegou ao ensino secundário. No entanto, os seus maus hábitos alimentares e uma genética já predisposta para a obesidade fizeram com que voltasse a ganhar peso.

Isolado na sua própria casa, o homem chegou a firmar que não se lembrava de um único momento em que tenha sido realmente feliz.

"É difícil lutar pela minha vida, quando sinto que, na verdade, não tenho uma. Aquilo que faço é apenas existir e isso não é suficiente para mim”, chegou a afirmar.

Em 2000, o homem chegou a colocar uma banda gástrica. Perdeu 181 Kg mas rapidamente voltou a recuperar o seu peso. “Ajuda-te a perder peso, mas não te ensino a comer”, explicou.

Em 2012, teve que ser operado aos dois joelhos, que estavam bastante afetados devido ao excesso de peso. Mas complicações na operação levaram-se à depressão, à necessidade de reduzir o tempo de exercício físico e a procurar conforto na comida.

“Como demais porque a comida nunca me rejeita”, terá dito o homem, que tinha noção que esta estaria também a matá-lo.

A 8 de dezembro do ano passado, Garcia sofreu um colapso respiratório ao qual não viria a sobreviver.

Deixou ao mundo, como herança, a sua história que é agora partilhada através da Express News.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório