O instituto meteorológico do Reino Unido emitiu um aviso de vento com caráter grave na Escócia devido à tempestade Floris, alertando que existe risco para vidas e bens, especialmente devido às grandes ondas nas zonas costeiras.
A entidade indicou que as rajadas de vento podem chegar aos 137 quilómetros por hora, acompanhadas de chuva forte.
A tempestade está a chegar na época mais movimentada do ano para o turismo, com centenas de milhares de pessoas a afluir ao Fringe de Edimburgo, o maior festival de arte do mundo, que é acompanhado por outros eventos relacionados.
O Edinburgh Military Tattoo, uma das maiores atrações turísticas da cidade, anunciou o cancelamento de uma apresentação, ao ar livre, de grandes grupos de gaiteiros e percussionistas, prevista hoje no Castelo de Edimburgo.
As companhias ferroviárias também cancelaram os serviços em grande parte da Escócia e algumas travessias de 'ferry'.
A tempestade Floris poderá também atingir partes da Irlanda do Norte, do País de Gales e do norte de Inglaterra, informou o instituto de meteorologia (Met Office).
A ministra do Governo escocês, Angela Constance, pediu à população que tenha cuidado em viagem, que devem considerar tratar-se de "uma viagem de inverno e não de verão".
"Por favor, certifiquem-se de que levam roupa quente, comida, água, combustível suficiente e que o telemóvel está carregado", avisou.
A companhia ferroviária ScotRail pediu ainda que "qualquer pessoa com equipamento de jardinagem, como tendas, trampolins ou mobiliário, proteja os artigos para que não sejam atirados para os carris e interfiram com os equipamentos junto à linha".
Leia Também: Rei Carlos III aparece de bengala. Tradição ou necessidade?