Rei Carlos III aparece de bengala. Tradição ou necessidade?

O rei Carlos III esteve este fim de semana na Escócia para assistir aos Mey Highland Games, uma competição desportiva no norte do país que destaca as tradições do local. Nesta ocasião surgiu de bengala, gerando preocupação, dada a sua batalha contra o cancro.

Rei Carlos III

© Getty Images

Mariline Direito Rodrigues
03/08/2025 12:04 ‧ há 6 horas por Mariline Direito Rodrigues

Fama

Rei Carlos III

O rei Carlos III viajou até à Escócia este fim de semana para marcar presença num dos eventos mais tradicionais do calendário britânico: os Mey Highland Games.

 

O evento, que acontece no condado de Caithness, norte da Escócia, combina competições rurais com danças típicas e desfiles. Foi a Rainha Mãe, mãe de Isabel II e avó de Carlos III, que a competição inaugurou em 1970. 

Sendo a Escócia um dos seus lugares preferidos no mundo, a rainha Isabel II decidiu dar continuidade à tradição, caminho que agora é seguido por Carlos III. 

Afinal, para que é que servia a bengala de Carlos III?

Uma vez na Escócia, sê escocês. A pensar nisto, o rei Carlos III surgiu vestido para a ocasião com o tradicional kilt de xadrez, casaco de tweed, meias altas, entre outros pormenores. 

Durante o evento, Carlos III fez questão de ir falando com os participantes e autoridades locais, evidenciado a sua paixão pelos produtos regionais em destaque. Segundo a revista Hola!, o soberano aproveitou para beber um corpo de uísque escocês, revelando-se bem disposto. 

Contudo houve um pormenor que chamou particularmente a atenção: a bengala com que o rei surgiu. 

Desde logo colocou-se a questão: será a bengala seria por uma questão de tradição ou para auxiliar o monarca a andar?

Importa notar que o rei continua a receber os tratamentos contra o cancro, com o qual foi diagnosticado ainda no início de 2024. Fontes próximas do palácio asseguraram, ainda assim, que a bengala não era "um auxílio para caminhar, mas sim um acessório típico em zonas rurais"

Segundo a revista espanhola, o pai de William e Harry já surgiu com uma bengala em ocasiões anteriores, como foi o caso do Royal Windsor Horse Show e do Chelsea Flower Show. 

Sua Majestade não abranda, pelo contrário

Se a nora, a princesa Kate, decidiu passar a ser mais seletiva nos eventos oficiais que cumpria enquanto membro da realeza após ter sido diagnosticada com cancro, o mesmo não se tem aplicado a Carlos III. 

Colocando em prática o sentido de dever - o famoso 'duty' em inglês - que herdou da mãe, a rainha Isabel II, que trabalhou para a monarquia até ao fim, o rei continua a marcar presença em diversos compromissos. 

Apesar do Palácio de Buckingham não revelar pormenores quanto ao estado de saúde do monarca, sabe-se que este continua a ser acompanhado pela sua equipa de médicos, que lhe terá aconselhado a abrandar (sugestão que, como é visível, Carlos III ignorou). 

Para além das suas funções, o rei tem procurado gerir outras situações mais complicadas a nível interno, como é o caso da disputa com o irmão, o príncipe André, e dos pequenos passos em direção à reconciliação que Harry, seu filho mais novo, tem tentado dar.

Reconciliação? Príncipe Harry faz oferta de paz à família real britânica

Reconciliação? Príncipe Harry faz oferta de paz à família real britânica

Harry, filho mais novo do rei Carlos III, está determinado em restabelecer a relação perdida com a família real britânica. Desta vez, o duque de Sussex provou que não quer competir com a monarquia em termos de eventos.

Mariline Direito Rodrigues | 18:35 - 28/07/2025

Leia Também: Príncipe William "enerva" tia, a princesa Ana. Perceba porquê

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas