Soraya Riffy, uma influencer francesa que conta com mais de um milhão de seguidores na rede social Instagram, foi amarrada e espancada durante um "assalto violento" à sua casa, em Marselha, no sul de França, na noite da passada sexta-feira. Suspeita-se ainda que tenha sido violada enquanto estava inconsciente.
Segundo um comunicado, partilhado por um porta-voz nas suas redes sociais, Soraya Riffy, de 30 anos, viveu um "verdadeiro pesadelo" após ser "vítima de um assalto violento à sua casa", pelas 21h00 locais [20h00 em Lisboa] de 4 de julho.
"O homem apresentou-se como um vizinho que não tinha as chaves e tocou à campainha da casa de Soraya Riffy para que ela lhe abrisse a porta", lê-se na nota.
A influencer francesa foi "sequestrada, agredida, violentada e violada, como comprovam os vestígios presentes nas suas partes íntimas".
Como resultado das agressões, Riffy sofreu uma "concussão cerebral" e "tem o nariz completamente partido", além de estar "psicologicamente destruída". "O seu corpo é uma cena de crime", lamentou o porta-voz.
Ainda de acordo com a mesma nota, há cerca de duas semanas, Riffy tinha recebido e-mails dos agressores a tentarem extorqui-la.
O jornal Le Parisien avançou que o caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária de Marselha.
O crime ocorreu quando a vítima regressou a casa depois de um dia passado num barco com amigos. Segundo o seu depoimento à polícia, a que o jornal francês teve acesso, um homem bateu à porta do seu apartamento, mas quando olhou pelo olho mágico da porta não viu ninguém no corredor, além de um homem que lhe disse para ter calma e que tinha perdido as chaves da sua casa.
Quando se preparava para fechar a porta, foi violentamente atingida com um murro no nariz. Caiu no chão e começou a sangrar. Foi neste momento que outros dois homens, um dos quais com um capuz preto, entraram na casa, e mandaram-na calar e ficar quieta.
Soraya Riffy foi, então, amordaçada com fita adesiva na boca e amarrada nos pés e nas mãos. A influencer ainda tentou resistir, mas um dos agressores apontou-lhe uma arma à cabeça.
"Deitada no chão de barriga para baixo, com as mãos muito apertadas atrás das costas, o meu sangue não circulava mais. Fiquei com as extremidades do corpo azuis. O sangue deixou de alimentar o meu coração durante alguns segundos", denunciou a influencer, que é também enfermeira, numa ‘story’ do Instagram, citada pelo Le Parisien.
"Perdi a consciência, não sei se fui violada", afirmou. Segundo o jornal francês, foram feitos exames médicos para confirmar se a influencer foi vítima de abusos sexuais.
Os agressores exigiram, então, o pagamento de 50 mil euros, convencidos de que a influencer guardava dinheiro em casa. Em troca, Soraya Riffy ofereceu-lhes o carro e a carteira, mas foi aspergida com lixívia e outros produtos de limpeza domésticos.
Derramaram também os produtos no chão antes de abandonarem a habitação, o que fez com que a influencer conseguisse soltar-se da fita adesiva que lhe amarrava os pés e as mãos. Fugiu de casa e foi um vizinho que a auxiliou, alertando as autoridades pelas 21h00.
No total, os agressores roubaram um relógio Rolex, uma pulseira Cartier, bolsas de luxo falsificadas, as chaves do carro e do apartamento. As portas do carro foram abertas, mas o veículo não saiu do local.
O seu advogado, Tom Michel, adiantou num comunicado que Soraya Riffy já tinha sido "agredida há três meses" e havia "alertado várias vezes as autoridades sobre as ameaças que pesavam sobre ela".
"Os seus agressores invocaram mais uma vez a sua notoriedade para justificar os seus atos. A minha cliente está particularmente chocada e traumatizada», denunciou.
A influencer, que se tornou conhecida em 2016 após um apresentador beijar o seu peito sem seu consentimento durante um programa de televisão, foi agredida em abril por uma vizinha, enquanto se dirigia para casa de um paciente.
"Denunciamos veementemente esta barbárie e exigimos que a justiça e as autoridades assumam finalmente as suas responsabilidades", afirmou o advogado, apelando para que "se identifiquem, prendam e julguem estes criminosos".
Leia Também: Instagram bloqueia conta de influencer espanhola e deixa-a em lágrimas