Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Soldados norte-americanos não terão contacto com doentes infetados

Os soldados norte-americanos que serão deslocados para a Libéria, um dos países mais afetados pela epidemia de Ébola, "não terão contacto direto" com doentes infetados pelo vírus, assegurou hoje o porta-voz do Pentágono.

Soldados norte-americanos não terão contacto com doentes infetados
Notícias ao Minuto

20:58 - 19/09/14 por Lusa

Mundo Libéria

Os três mil soldados a serem deslocados para a Libéria para participar na luta contra a epidemia terão equipamentos de proteção, mas "não está previsto que terão contacto direto com os doentes", disse o contra-almirante John Kirby.

A Libéria é o país mais afetado pela epidemia, que já matou mais de 2.600 pessoas na África Ocidental, segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O primeiro avião de carga militar norte-americano chegou a Monróvia na quinta-feira, com equipamentos e sete membros a bordo. São esperados mais dois aviões, com 45 pessoas, no fim de semana.

Esta pequena equipa irá estabelecer um quartel-general para o major-general Darryl Williams, que irá supervisionar a missão dos Estados Unidos para treinar trabalhadores de saúde locais e criar instalações médicas adicionais.

O Pentágono pediu cerca de mil milhões de dólares (cerca de 780 milhões de euros) ao Congresso norte-americano para os esforços para combater o surto.

Obama revelou o envio de tropas para a África Ocidental no início desta semana, apelando para uma ação global urgente para evitar a propagação do vírus de forma "exponencial".

Isto acontece na altura em que a Guiné-Conacri está em estado de choque com o assassínio de oito pessoas que integravam uma equipa de sensibilização -- composta por nove pessoas - sobre a epidemia do Ébola, no sul do país.

Oito responsáveis locais e jornalistas foram mortos pelos aldeões no sul do país.

Os membros da equipa estavam desaparecidos desde terça-feira, e os seus corpos foram encontrados na quinta-feira, numa fossa sética de uma escola primária.

Houve uma reação de hostilidade da população em relação q esta ação oficial, já que muitos acreditam que a doença é "uma invenção dos brancos para matar negros".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório