Um total de 133 cardeais eleitores reúnem-se amanhã, quarta-feira, para escolher o sucessor do Papa Francisco. O primeiro sinal de fumo do conclave é esperado a partir das 19h00 locais (18h00 em Lisboa). Mas sabe o que significa?
Para que seja eleito o novo Papa é precisa uma maioria de dois terços, estando prevista a realização de duas votações de manhã e duas à tarde, após cada duas delas os boletins de voto são destruídos num fogão instalado na Capela Sistina e a cor do fumo da queima indica o resultado.
Se o fumo for preto significa que o escrutínio vai continuar. Se for branco significa que foi escolhido o novo líder dos católicos.
O Papa Francisco foi eleito à quinta votação, no segundo dia do Conclave, enquanto o seu antecessor, Bento XVI, foi escolhido à quarta.
Em ambos os casos, além do fumo branco que saiu da chaminé da Capela Sistina, o toque a repique dos sinos da Basílica de São Pedro anunciou a escolha do novo pontífice.
No entanto, antes da divulgação pública do resultado da eleição realiza-se o último ato do conclave: questionar o escolhido sobre se aceita o cargo - sabendo que a Constituição Apostólica indica que deve "submeter-se humildemente à vontade divina" - e qual o nome por que pretende ser conhecido.
O que será o 267.º Papa terá depois de colocar as vestes brancas próprias do cargo e dirigir-se à sacada da Basílica de São Pedro, onde o primeiro cardeal dos diáconos já anunciou 'Habemus Papam' (Temos Papa), para saudar os fiéis reunidos na praça em frente e dar a bênção 'Urbi e Orbi' (à cidade [Roma] e ao mundo).
Recorde no link abaixo quem são os 133 cardeais responsáveis por eleger o sucessor do Papa Francisco.
Leia Também: Cardeais entre cerco mediático e jornalistas mascarados de palhaços