Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 30º

Nova ofensiva contra combatentes islâmicos na Somália

Forças somalis e da União Africana lançaram uma nova grande ofensiva contra os combatentes islâmicos Shebab, destinada a reconquistar portos aos extremistas, disseram hoje fontes do exército e do governo.

Nova ofensiva contra combatentes islâmicos na Somália
Notícias ao Minuto

10:25 - 30/08/14 por Lusa

Mundo Tensão

"A Operação Oceano Índico começou na noite passada (...), o inimigo está a fugir e a as forças estão a avançar com sucesso até ao momento", afirmou o governador da região de Lower Shabelle, no sul da Somália, Abdukadir Mohamed Nur, citado pela agência France Presse.

Entretanto, um tribunal militar na Somália condenou à morte dois guerrilheiros islamitas Shebab por matarem um jornalista, anunciou hoje o ministro da Informação.

"Os dois homens confessaram livremente as mortes. Portanto, na sequência do devido processo na justiça, o tribunal militar condenou-os à morte", declarou aos jornalistas o ministro Mustafa Duhulow.

Os extremistas confessarem ter matado Mohamed Mohamud Timacade, repórter da filial de Londres em língua somali da Universal TV, em outubro de 2013, afirmou o ministro, acrescentando que a sentença foi proferida na segunda-feira.

Timacade foi atingido várias vezes no pescoço, no peito e no ombro quando atacaram à bala o carro em que seguia. Os guerrilheiros também mataram um segurança.

A Somália é um dos países mais perigosos para jornalistas.

Não ficou claro se os dois homens já foram executados por um pelotão de fuzilamento, mas, na Somália, as sentenças de morte são frequentemente executadas pouco depois de serem proferidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório