Primeira semana de outono mais fria do que "habitual" e chuva persistente
O vento chega-se mais forte a norte para dar as boas vindas ao outono, e será acompanhado de temperaturas "amenas", mas ainda assim, "ligeiramente inferiores ao que é habitual nesta altura do ano".
© iStock
País IPMA
Os próximos dias trazem uma mudança de estação e, a par desta, uma mudança de condições atmosféricas.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a próxima semana será de um regime meteorológico "distinto" do que aquele que se tem verificado até agora: primeiro com o tempo quente, que foi um catalisador para os incêndios que assolaram o país, e agora, no próximo fim de semana, com alguma chuva.
"Em particular, a aproximação e passagem de um sistema frontal entre o final de terça-feira e o final de quinta-feira, irá originar precipitação persistente e, por vezes, forte nas regiões a norte do Mondego, que deverá corresponder a um primeiro evento de Outono com precipitação mais abrangente no continente", lê-se numa publicação partilhada nas redes sociais do instituto.
Ainda segundo os especialistas, também o vento poderá soprar com mais força, estando previsto ser mais forte e com rajadas nas regiões "mais a norte". Prevê-se ainda um aumento da agitação marítima na costa ocidental, "com ondas que poderão atingir valores até cerca de três metros".
Quanto aos termómetros, o IPMA dá ainda conta de que estes vão chegar aos 30ºC, explicando: "A semana será amena, com valores da temperatura mínima entre 8ºC e 16°C e da temperatura máxima entre 18ºC e 28°C, sendo estes valores ligeiramente inferiores ao que é habitual nesta altura do ano".
Leia Também: Sete distritos a 'amarelo' devido a aguaceiros e trovoada até às 21h00
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com