Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 19º

Milhares em cerimónia de homenagem às vítimas do avião malaio

Mais de 1.200 pessoas prestaram hoje homenagem às vítimas do avião malaio abatido no leste da Ucrânia com 298 pessoas a bordo, entre eles 37 cidadãos e residentes na Austrália, numa cerimónia multirreligiosa realizada na cidade australiana de Melbourne.

Milhares em cerimónia de homenagem às vítimas do avião malaio
Notícias ao Minuto

09:44 - 24/07/14 por Lusa

Mundo Melbourne

O arcebispo anglicano Philip Freir enfatizou a necessidade dos familiares das vítimas obterem explicações sobre as causas da tragédia, ainda que tenha reconhecido que a justiça poderá tardar muito tempo a chegar, referiu a agência noticiosa AAP.

"Do que sabemos alguém mandou destruir o MH17. Não pode ser verdade que ninguém saiba nada", comentou o arcebispo, que pediu também a rápida entrega às famílias dos restos das vítimas.

Na cerimónia, celebrada na catedral de São Paulo e transmitida em ecrã gigante na praça principal de Melbourne, houve também uma componente de celebração muçulmana e budista.

O líder do governo do estado de Victoria, Denis Naphtine, leu um poema de Henry van Dyke, enquanto o cônsul da malásia, Mohamed Rameez Bin Yahaya e o cônsul holandês, Hans Nieuwland, acenderam velas em memória dos mortos.

Os primeiros corpos das vítimas do MH17 chegaram quarta-feira a uma base militar da Holanda onde foram recebidos pelos reis, líder do Governo e por Peter Cosgrove, Governador geral da Austrália que estava acompanhado da ministra dos Negócios Estrangeiros Julie Bishop.

O Boeing 777 da Malaysia Airlines que fazia a ligação entre Amesterdão e Kuala Lumpur sob o número MH17 e com 298 pessoas a bordo, foi abatido no leste da Ucrânia por um míssil alegadamente disparado pelos rebeldes pró-russos que controlam a região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório