Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Migrações. Três crianças morrem em naufrágio na costa da Grécia

Três meninas morreram no naufrágio do barco que viajavam na costa da Grécia, próximo da ilha de Chios, no mar Egeu, declarou hoje a guarda costeira grega.

Migrações. Três crianças morrem em naufrágio na costa da Grécia
Notícias ao Minuto

12:31 - 10/04/24 por Lusa

Mundo Migrações

"São três raparigas de 5, 7 e 10 anos", disse a guarda costeira à agência de notícias AFP, acrescentando que a mãe havia reportado o desaparecimento das crianças após o naufrágio do barco, no qual viajavam com outros migrantes.

As três crianças foram encontradas mortas numa costa rochosa e pouco acessível a noroeste da ilha de Chios.

Está em curso uma grande operação de resgate para encontrar outras possíveis vítimas desse naufrágio, de acordo com a guarda costeira da Grécia.

Até ao momento, dezanove migrantes foram resgatados, incluindo oito menores e a mãe das raparigas mortas, disse a mesma fonte.

Segundo o canal de televisão público grego Ert, na embarcação estavam 27 passageiros, principalmente refugiados afegãos.

A guarda costeira grega ressalvou que o número de pessoas a bordo do barco -- que transportava migrantes da costa turca, localizada a poucos quilómetros da Grécia - permanece "por enquanto incerto".

As autoridades gregas foram avisadas, segundo Ert, por três afegãos que estavam a bordo do barco e conseguiram nadar até à ilha de Chios durante a madrugada de hoje.

A polícia e os bombeiros também estão mobilizados para resgatar os sobreviventes e ajudar na busca por potenciais desaparecidos.

As ilhas do nordeste do Mar Egeu são uma das portas de entrada para os migrantes que procuram chegar à União Europeia (UE). Desde o início de 2024, foram registadas mais de 11.300 chegadas de migrantes às ilhas gregas, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Cerca de 45 mil requerentes de asilo chegaram à Grécia em 2023, a maioria desses em ilhas perto da costa turca. Segundo as Nações Unidas, esse foi o número mais elevado em quatro anos.

Em junho de 2023, um barco proveniente da Líbia virou e afundou na costa de Pilos, no Peloponeso, no sul da Grécia, provocando o afogamento de 82 pessoas e ainda centenas de desaparecidos.

Estão em curso diversas investigações para esclarecer as circunstâncias desse naufrágio e as responsabilidades da guarda costeira grega, acusada por alguns migrantes e organizações não-governamentais (ONG) de ter demorado a socorrer a embarcação.

Leia Também: Espanha admite iniciativa para regularização de meio milhão de imigrantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório