Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Em cidade espanhola, 'choveu' dinheiro pela varanda da igreja. Ora veja

O costume remonta ao século XVI. Este ano, foram lançados 1.100 euros em notas e moedas.

Notícias ao Minuto

21:23 - 31/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Páscoa

Apesar do mau tempo que se fez sentir durante toda a Semana Santa, a chuva não impediu que a tradição ancestral das 'aleluias' se realizasse no Domingo de Páscoa em Ezcaray, La Rioja, Espanha.

Este costume, que remonta ao século XVI, consiste em distribuir dinheiro a partir da varanda da igreja de Santa María la Mayor e, este ano, foram lançados 1.100 euros em notas e moedas.

O presidente da Câmara de Ezcaray, Diego Bengoa, deu conta, citado pelo Diário AS, que o dinheiro foi distribuído em notas de 5, 10, 20 e 50 euros, bem como em moedas de 1 e 2 euros, acompanhadas de dezenas de quilogramas de rebuçados, avaliados em 300 euros.

Apesar da chuva persistente, centenas de habitantes e visitantes juntaram-se no largo em frente à igreja, protegendo-se com guarda-chuvas e luvas de borracha para receberem os 'presentes'.

Bengoa e outros membros da Corporação Municipal, juntamente com os membros da Irmandade de Soledad, Jesús Nazareno e Santo Sepulcro, foram os responsáveis pelo lançamento.

Esta tradição, transmitida de geração em geração, tem as suas raízes no gesto dos senhores da cidade, que antigamente davam esmolas da varanda da igreja nos Domingos de Páscoa.

Bengoa salientou que o evento não foi interrompido durante séculos, exceto em 2020 devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

Veja o vídeo do momento.

Leia Também: Roubaram cabos de cobre no valor de 28.000 € (que iam iluminar cidade)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório