O cessar-fogo de três dias proposto pela Rússia pretende assinalar o final da Segunda Guerra Mundial que começou às 00h00 locais, 22h00 de quarta-feira em Lisboa.
A efeméride que marca a vitória sobre a Alemanha nazi em 1945 é assinalada por Moscovo desde a era soviética sendo que a Ucrânia, desde a independência, também marca oficialmente a mesma data.
Apesar da trégua, a Ucrânia disse que a Rússia lançou ataques contra Kyiv durante a última noite.
De acordo com a Força Aérea de Kyiv, a Rússia lançou várias bombas sobre a região ucraniana de Sumi, que faz fronteira com a Rússia.
No seu discurso ao país, quarta-feira à noite, o Presidente Volodymyr Zelensky não esclareceu se a Ucrânia vai cumprir à trégua e insistiu que Kyiv continua a propor um cessar-fogo mais alargado, com uma duração mínima de 30 dias.
Hoje, através das redes sociais, o chefe de Estado disse que os países aliados de Kyiv devem exercer maior pressão sobre a Rússia e impor sanções mais duras para que se possa "abrir o caminho à diplomacia".
O Presidente ucraniano acrescentou na mesma declaração sobre os 80 anos após a vitória sobre a Alemanha nazi, que o "mal russo deve ser combatido, em conjunto".
A Rússia invadiu a Ucrânia em 2014 anexando a Península da Crimeia e lançou uma campanha de grande escala contra território ucraniano em 2022.
Zelensky criticou ainda as celebrações sobre o fim da Segunda Guerra Mundial que vão decorrer na sexta-feira em Moscovo afirmando que o festejo na capital da Rússia vai ser um desfile de cinismo e de mentiras.
Tal como os aliados europeus, os Estados Unidos e a Rússia, os ucranianos celebram o 80.º aniversário sobre a Alemanha nazi.
Desde 2023 a data é comemorada na Ucrânia a 08 de maio e não a 09 de maio.
A Rússia celebra a efeméride a 09 de maio mantendo a tradição que se prolonga desde o tempo da União Soviética.
Leia Também: Ex-diretor político de Navalny acredita em mudança nos próximos anos