Delgado Alves admite que acedeu a informação sobre clientes de Montenegro

Pedro Delgado Alves assumiu, numa reunião no Parlamento e ao Observador, que teve acesso ao processo sobre os clientes de Luís Montenegro horas antes do debate de quarta-feira e garante que "não tem nada de secreto".

Notícia

© Carlos Pimentel/Global Imagens

Notícias ao Minuto
01/05/2025 16:35 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

Política

Pedro Delgado Alves

O deputado do PS Pedro Delgado Alves assumiu que teve acesso à informação sobre os clientes da Spinumviva, da família do primeiro-ministro, Luís Montenegro, horas antes do debate de quarta-feira, na Assembleia da República, sobre o apagão. O coordenador do Grupo de Trabalho e vice-presidente da bancada socialista terá admitido o acesso logo numa reunião no Parlamento e, esta quinta-feira, ao Observador.

 

Quando teve acesso a essa informação, partilhou-a com o líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Fabian Figueiredo.

"Na sequência da notificação e da consulta, troquei impressões com o Fabian Figueiredo, que também faz parte deste Grupo de Trabalho (e que também é notificado), porque me parecia (e estava correto) existirem dados novos além dos que eram públicos sobre a empresa", explicou, esta quinta-feira ao Observador, Pedro Delgado Alves.

Contudo, o socialista garante que o procedimento de acesso a este tipo de informação é "habitual", o que o levou a dar "logo nota ao Grupo de Trabalho" assim que o deputado do PSD Hugo Carneiro quis saber "quem tinha acedido".

"Não tem nada de secreto ou de invulgar. É o papel do Grupo de Trabalho e dos seus membros", justificou o deputado do PS.

Pouco depois, em declarações à SIC Notícias em direto, Pedro Delgado Alves argumentou que o PS "não forneceu a informação para fora do Grupo de Trabalho", que tem como "função e missão consultar as declarações".

"Há um e-mail que automaticamente é disparado sempre que um deputado faz uma alteração. Tínhamos uma reunião na quarta-feira e chegou a notificação de que o primeiro-ministro tinha feito atualização do registo de interesses como deputado. Como fazemos no Grupo de trabalho, consultei-a", acrescentou.

O social-democrata Hugo Carneiro pediu ao Grupo de Trabalho do Registo de Interesses no Parlamento que peça à Entidade para a Transparência os registos de quem acedeu aos dados sobre o primeiro-ministro, divulgou esta quinta-feira o deputado na rede social X.

O pedido do deputado surge depois de o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, ter acusado Luís Montenegro de não ter "idoneidade para o cargo que ocupa", após o jornal Expresso ter noticiado que o primeiro-ministro entregou uma nova declaração de interesses à Entidade para a Transparência, na qual revela novos clientes da Spinumviva.

Luís Montenegro entrega nova declaração de interesses

Luís Montenegro entrega nova declaração de interesses

Nova declaração submetida. A Joaquim Barros Rodrigues & Filhos era até agora o único cliente da Spinumviva que se conhecia fora do trabalho da proteção de dados.

Notícias ao Minuto | 15:22 - 30/04/2025

Em resposta, na quarta-feira, o primeiro-ministro disse que não foi ele a tornar pública qualquer interação, dizendo ter respondido a uma solicitação que lhe foi feita.

Leia Também: IL acusa Montenegro de não ter dado "respostas no momento certo"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas