O primeiro-ministro, Luís Montenegro, entregou uma declaração de interesses de substituição no Portal da Transparência na qual passa a referir outros sete novos clientes da empresa familiar Spinumviva, avança o Expresso.
De acordo com o semanário, que cita várias fontes, a informação foi atualizada perto das 24h00 de segunda-feira. Além dos clientes já conhecidos da empresa Spinumviva - cinco na área de proteção de dados (Ferpinta, Rádio Popular, Solverde, CLIP e Lopes Barata) e a gasolineira de Braga - foram adicionadas sete outras empresas para as quais prestou serviços.
Em causa estão a Rodáreas, o Instituto Técnico de Alimentação Humana, a Sogenave, os Portugalenses Transportes, a Beetsteel, a INETUM Portugal e Grupel SA.
Dos novos clientes, a Rodáreas (Felgueiras- Lousada) e a Rodáreas (Viseu) são duas sociedades do Grupo Joaquim Barros Rodrigues & Filhos, a gasolineira de Braga, que pertence ao pai do candidato do PSD à Câmara Municipal de Braga, que pagou à Spinumviva 194 mil euros mais IVA pelo serviço de dois anos. Montenegro diz que, para estas empresas, fez serviço de consultoria de reestruturação de empresa e planeamento estratégico.
Para a Portugalenses Transportes, de Vila Nova de Gaia, diz ter trabalhado em serviços de "consultoria de gestão e planeamento", enquanto para a Beetsteel, de Braga, afirma ter feito "consultoria de gestão empresarial". Para as restantes, prestou serviços de proteção de dados.
A nova lista, note-se, surge a horas do debate televisivo entre Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos. Recorde-se que o presidente do PSD e o secretário-geral do PS defrontam-se hoje num frente a frente que ocorre na reta final da pré-campanha e a três semanas das eleições legislativas antecipadas. O debate, que será transmitido em simultâneo pela RTP, SIC e TVI a partir da Nova SBE, em Carcavelos, estava previsto para segunda-feira, mas foi adiado devido ao apagão que afetou Portugal e Espanha.
[Notícia atualizada às 16h01]
Leia Também: Agora, sim! Após apagão, Montenegro e Pedro Nuno debatem hoje