Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 26º

Junta militar de Myanmar lança sistema de recrutamento forçado

A junta militar de Myanmar (ex-Birmânia), no poder desde o golpe de Estado de 2021, lançou um sistema de recolha de informações de civis no país para um recrutamento militar forçado.

Junta militar de Myanmar lança sistema de recrutamento forçado
Notícias ao Minuto

13:30 - 15/03/24 por Lusa

Mundo Myanmar

Várias equipas administrativas da junta militar já estão a recolher dados sobre civis em dezenas de cidades, incluindo Rangum e Naypyidaw, apesar das reclamações de centenas de organizações não-governamentais (ONG), que apelaram ao Conselho de Segurança da ONU para acabar com esse recrutamento, segundo a agência de notícias Europa Press.

Muitas famílias estão a tentar negociar para garantir que os seus filhos e filhas não sejam incluídos na lista, embora, para evitar o recrutamento, sejam obrigados a pagar grandes somas de dinheiro, segundo vários residentes de Rangum.

De acordo com a agência de notícias EFE, a junta birmanesa, que planeia recrutar por anos 60 mil civis a partir de abril, já iniciou o recrutamento forçado de centenas de rohingyas, uma minoria muçulmana que é vítima de uma campanha de assédio militar, que a ONU está a investigar como um possível genocídio.

Cerca de um milhão de rohingyas fugiram de Myanmar, sobretudo a partir de 2017, e estão a viver em campos de refugiados sobrelotados e precários no vizinho Bangladesh.

Lin Ko, um birmanês que vive na zona leste da cidade Rangum, alertou que o exército de Myanmar está a aproveitar-se da situação para "tirar dinheiro" da população, porque "os pais não querem que os seus filhos morram na guerra".

Em fevereiro, foi anunciado no país asiático a possibilidade do recrutamento forçado de todos os homens até 45 anos e mulheres até 35 anos.

O serviço militar pode durar até cinco anos, enquanto vigorar o atual estado de emergência decretado pelas autoridades militares birmanesas.

Leia Também: Procurador dos EUA acusa suposto chefe do crime japonês de tráfico nuclear

Recomendados para si

;
Campo obrigatório