Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 19º

Grupo contra insegurança alimentar pinta parlamento escocês de vermelho

Há pelo menos três detidos. Os ativistas pedem a criação de um centro alimentar comunitário para cada 500 agregados familiares na Escócia.

Notícias ao Minuto

16:10 - 11/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Escócia

Pelo menos três pessoas associadas ao grupo de ativismo climático This Is Rigged foram detidas na sequência de um protesto contra a insegurança alimentar na Escócia, esta segunda-feira. O coletivo atirou tinta vermelha contra o parlamento daquele país, em Edimburgo, tendo apelado a que o Executivo implemente um centro alimentar comunitário para cada 500 agregados familiares na Escócia.

“O governo escocês tem um compromisso juridicamente vinculativo, sob a Carta Internacional dos Direitos Humanos, de fornecer o direito à alimentação a todos os cidadãos da Escócia. Ainda assim, um em cada quatro escoceses passou por insegurança alimentar no ano passado”, disseram os ativistas, numa publicação divulgada na rede social Instagram.

O grupo partilhou ainda um vídeo da ação, ao qual poderá aceder na galeria acima, que mostra a fachada da instituição coberta de tinta vermelha.

Os manifestantes argumentaram ainda que o governo comprometeu-se “a fornecer alimentos acessíveis e nutritivos a todos os cidadãos até 2025”, ao abrigo da Lei da Boa Alimentação de 2014, mas o objetivo está longe de ser cumprido face a uma “crise de raquitismo devido às taxas crescentes de desnutrição infantil”.

“Exigimos que o governo escocês se reúna connosco para discutir a implementação de um centro alimentar comunitário para cada 500 agregados familiares na Escócia. Até termos o direito humano fundamental à alimentação consagrado, continuaremos a perturbar, a resistir, a redistribuir, a recuperar o que é nosso por direito”, complementaram.

De acordo com as autoridades escocesas, que estão a investigar o caso, três pessoas foram detidas.

Por seu turno, o parlamento escocês apontou que os danos materiais provocados são da responsabilidade da polícia, segundo a Sky News.

Leia Também: Aurora boreal ilumina céu noturno da Escócia. Eis as imagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório