Uma aurora boreal iluminou o céu noturno da Escócia. O momento ficou captado em várias imagens, onde é possível ver os tons de verde e vermelho nos céus.
O avistamento da aurora boreal foi relatado no norte da Escócia, inclusive em Loch Ness e Fort Augustus. Nas redes sociais surgiram ainda relatos da existência de luzes no extremo sul da Cornoalha, em Inglaterra.
De acordo com a Sky News, o fenómeno é frequentemente visto em países como a Islândia e a Noruega. Ocasionalmente acontece também no Reino Unido.
Este tipo de exibição acontece quando partículas do Sol, transportadas pelos ventos solares, interagem com a atmosfera da Terra após serem canalizadas para as regiões polares pelo campo magnético do planeta.
De acordo com o Royal Observatory Greenwich, gases diferentes produzem efeitos diferentes. A cor verde indica partículas solares a interagirem com oxigénio, enquanto tons roxos, azuis ou rosa são causados por nitrogénio.
O Met Office afirma que a aurora boreal é melhor observada na Escócia, norte da Inglaterra, norte do País de Gales e Irlanda do Norte.
Leia Também: Luz intensa e rasto de fumo. Meteorito explode nos céus de Portugal