Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Comissão equipará corredor humanitário para Gaza mas não o criará

A Comissão Europeia esclareceu hoje que a função do executivo comunitário na abertura de um corredor humanitário para a população palestiniana é o de equipá-lo com tudo o que é necessário e não criar o corredor em si.

Comissão equipará corredor humanitário para Gaza mas não o criará
Notícias ao Minuto

12:06 - 07/03/24 por Lusa

Mundo Europa

"A nossa função vai ser alimentar esse corredor com toda a ajuda necessária que por ele poderá transitar para auxiliar os palestinianos em Gaza", disse o porta-voz da Comissão Eric Mamer, em conferência de imprensa, em Bruxelas.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai viajar para o Chipre para participar numa reunião para discutir a criação e manutenção de um corredor humanitário até à Faixa de Gaza, enclave palestiniano onde Israel combate o movimento islamita Hamas, responsável pelos ataques de 07 de outubro em território israelita, em que morreram cerca de 1.200 pessoas e mais de duas centenas foram feitas reféns.

Eric Mamer acrescentou que houve trabalho "por detrás da cortina" para criar este corredor humanitário e que a reunião partiu de um convite das autoridades cipriotas e que não é organizada pelo executivo comunitário.

Em simultâneo, a Comissão Europeia anunciou que já contratualizou 81 milhões de euros dos cerca de 125 milhões de euros para organizações que prestam assistência humanitária à população palestiniana em Gaza.

"A União Europeia organizou até hoje 41 pontes aéreas para entregar mais de 1.800 toneladas de ajuda aos palestinianos através do Egito", acrescentou em nota a Comissão Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório