Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Pentágono diz que Rússia treinou rebeldes no uso de mísseis

O Pentágono assegurou hoje que a Rússia treinou os rebeldes pró-russos a usar armamento moderno, incluindo misseis antiaéreos, e que será difícil não ter garantido algum apoio no caso de eventual derrube do avião das linhas aéreas malaias.

Pentágono diz que Rússia treinou rebeldes no uso de mísseis
Notícias ao Minuto

20:30 - 18/07/14 por Lusa

Mundo MH17

"Temos provas muito sólidas de que o avião [das linhas aéreas da Malásia] foi derrubado por um míssil SA-11, disparado a partir de uma posição controlada pelos separatistas pró-russos, provavelmente do lado ucraniano da fronteira", garantiu hoje em conferência de imprensa o porta-voz do Pentágono, contra-almirante John Kirby.

No entanto, aquele militar não forneceu mais detalhes, enquanto se aguarda pela investigação internacional com participação dos Estados Unidos, para apurar o responsável direto do lançamento do míssil que na quinta-feira derrubou o avião da Malaysia Airlines com 298 pessoas a bordo, no momento em que sobrevoava a região separatista ucraniana de Donetsk.

"Não sabemos que unidade, se foi russa ou separatista; não podemos dizer se houve assistência do outro lado da fronteira, por esse motivo está a decorrer uma investigação", afirmou o porta-voz.

Kirby assegurou contudo "não existirem dúvidas de que os separatistas receberam treino no uso de sistemas antiaéreos móveis", como no passado dia 30 de junho adiantou em conferência de imprensa o comandante supremo da NATO, o general norte-americano Philip Breedlove.

O porta-voz recordou com os sistemas de mísseis terra-ar SA-11 são "muito sofisticados e é difícil crer que possam ser utilizados por separatistas sem algum tipo de treino ou apoio da Rússia".

Os Estados Unidos consideram que o avião comercial das linhas aéreas malaias, que fazia a ligação entre Amesterdão e Kuala Lumpur, foi derrubado por um míssil do sistema antiaéreo SA-11, ou BUK, um sofisticado conjunto móvel de radar e dispositivo de lançamento desenvolvido pela Rússia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório