Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Donald Tusk admite embargo às importações de produtos agrícolas russos

O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, admitiu hoje a imposição de um embargo à importação de produtos agroalimentares russos, tal como fez a Letónia na semana passada.

Donald Tusk admite embargo às importações de produtos agrícolas russos
Notícias ao Minuto

13:16 - 29/02/24 por Lusa

Mundo Polónia

"Estamos a estudar cuidadosamente a decisão da Letónia e não excluo que a Polónia tome uma iniciativa semelhante a este respeito", disse Tusk, numa conferência conjunta com a sua homóloga letã, Evika Silina, em visita a Varsóvia.

O Parlamento letão (Saeima) aprovou na semana passada a proibição da importação de produtos agrícolas russos e bielorrussos, bem como de rações animais dos mesmos países para consumo interno, tornando-se o primeiro país europeu a adotar esta medida.

Tusk acrescentou que "poucas pessoas percebem que os mercados (agrícolas europeus) estão desestabilizados pelos produtos da Rússia e da Bielorrússia".

Desde o início da invasão russa na Ucrânia, o comércio entre a Rússia e a Polónia diminuiu significativamente, mas Varsóvia continua a importar produtos como petróleo bruto liquefeito, alumínio, fertilizantes e borracha sintética e, no setor alimentar importam peixes, cebolas, alhos, alho-francês, entre outros.

Segundo o primeiro-ministro polaco, "o problema da concorrência desigual nas importações de alimentos e cereais para a Polónia e para a União Europeia (UE) não é só um problema com a Ucrânia".

Tusk apelou às "instituições da UE para que considerem seriamente melhorar os seus regulamentos e a segurança em relação à Europa de Leste".

Há semanas que os agricultores da Polónia e de outros países europeus realizam protestos contra a entrada de produtos agroalimentares ucranianos no bloco europeu, que dizem estar a causar uma queda nos preços e uma crise no mercado agrícola.

"Queremos ajudar a Ucrânia (...) mas queremos proteger os nossos agricultores. A Letónia tem um problema semelhante, embora numa escala ligeiramente diferente", sublinhou Tusk, que pretende reunir-se hoje com representantes das associações dos agricultores polacos.

O primeiro-ministro da Polónia também referiu aos "sinais preocupantes vindos da Transnístria", a região separatista da Moldova cujas autoridades exigiram na quarta-feira a "proteção" de Moscovo.

O chefe do Executivo polaco explicou que a segurança na Europa de Leste, a colaboração militar bilateral e a situação dos agricultores europeus no contexto da guerra na Ucrânia foram os temas que ocuparam a reunião hoje entre os dois líderes.

"Temos vários projetos comuns com a Letónia, como a sincronização das redes elétricas, a melhoria das ligações de transporte, especialmente a rede ferroviária, e o aumento da cooperação energética", afirmou Donald Tusk.

Leia Também: Polónia não exclui fechar fronteiras a comércio de produtos ucranianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório