Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Colar da estátua de Amy Winehouse coberto por autocolante da Palestina

O autocolante foi "removido imediatamente" e o incidente foi comunicado à polícia.

Colar da estátua de Amy Winehouse coberto por autocolante da Palestina
Notícias ao Minuto

19:53 - 20/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Londres

A estátua da cantora Amy Winehouse, localizada no mercado de Camden, em Londres, foi alvo de um movimento pró-Palestina na segunda-feira. O colar da cantora, uma estrela de David, foi coberto por um autocolante da bandeira palestiniana.

A polícia está a investigar o sucedido. O autocolante foi descoberto na segunda-feira de manhã na estátua de homenagem à artista britânica, inaugurada em 2014, após a sua morte prematura, em 2011, aos 27 anos, destaca a Sky News.

Segundo o mercado de Camden, assim que o autocolante foi descoberto, foi "removido imediatamente" e o incidente foi comunicado à polícia.

"O Camden Market continua a ser, antes de mais, um local de diversidade - um destino global que dá as boas-vindas a todos. Qualquer forma de discriminação na nossa propriedade não será tolerada", pode ler-se numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

Entretanto, um porta-voz da Polícia Metropolitana revelou à estação de televisão britânica que tiveram "conhecimento" do caso através "de uma imagem partilhada nas redes sociais", facto esse que "terá causado transtorno a muitas pessoas".

"Estamos a fazer inquéritos junto do Camden Market para determinar as circunstâncias e que provas - como imagens de videovigilância - podem estar disponíveis", referiu a polícia londrina.

A instituição Campanha contra o antissemitismo descreveu o incidente como um ato de antissemitismo.

"Cobrir a Estrela de David, um símbolo bem conhecido do judaísmo, na estátua de uma cantora judia britânica, com um autocolante da bandeira da Autoridade Palestiniana é antissemita", declarou a organização, em comunicado.

De recordar que Amy Winehouse foi educada como judia pelos seus pais, no norte de Londres, e frequentava a escola hebraica todos os domingos, quando era criança.

Apesar de ter dito em entrevistas que "não era religiosa", a artista manifestou orgulho na sua herança cultural e atuava frequentemente com um medalhão da Estrela de David.

Leia Também: Filme biográfico sobre Amy Winehouse já tem teaser. Veja aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório