Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 28º

Cabo Verde e Guiné Equatorial estreitam relações do domínio da saúde

A Guiné Equatorial avalia de forma positiva a experiência de Cabo Vede na luta contra o paludismo e no aspeto sanitário e os dois Governos querem reforçar as relações com intercâmbios e formação de recursos humanos.

Cabo Verde e Guiné Equatorial estreitam relações do domínio da saúde
Notícias ao Minuto

18:29 - 16/07/14 por Lusa

Mundo Intercâmbio

A intenção foi manifestada hoje à imprensa pela secretária de Estado da Saúde da Guiné Equatorial, Maria del Carmen Andeme Buna, após uma visita ao primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, que não falou aos jornalistas.

"O sistema de saúde em Cabo Verde está muito avançado e é digno de elogiar e felicitar. O país está a apostar nos cuidados primários da saúde, que é o que relançamos na Guiné Equatorial", afirmou a responsável equato-guineense.

Carmen Andeme Buna, que não fez declarações políticas, disse que as relações entre os dois países ficaram mais estreitas com a visita a Cabo Verde, situação que serão reforçadas com a prevista adesão plena da Guiné Equatorial à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em análise na cimeira de chefes de Estado e de Governo da organização a partir de 23 deste mês em Díli.

"São passos que estamos a dar agora para termos um caminho feito quando entrarmos na Comunidade de Países de Língua Portuguesa", prosseguiu a secretária de Estado da Saúde equato-guineense, que quer também levar a experiência de Cabo Verde na luta contra o paludismo à Guiné Equatorial.

"Uma das principais causas de mortes na Guiné Equatorial é o paludismo. Há 10 anos que temos um programa de luta contra o vetor e que está a dar grandes passos. Acreditamos que podemos aproveitar a experiência de Cabo Verde", sublinhou, indicando que uma das ações concretas será a instalação da Inpharma, empresa cabo-verdiana de laboratórios farmacêuticos, na Guiné Equatorial.

Carmen Andeme Buna informou ainda que estas e outras questões serão materializadas numa visita que o primeiro-ministro cabo-verdiano deverá efetuar a Guiné Equatorial ainda este ano.

A secretária de Estado equato-guineense está desde segunda-feira em Cabo Verde a convite da própria Inpharma, empresa que procura internacionalizar o negócio na Guiné Equatorial, onde já enviou duas missões.

Durante a estada, a governante equato-guineense reuniu-se com os ministros cabo-verdianos da Saúde, Cristina Lima, do Turismo, Indústria e Energia, Humberto Brito, e do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, António Correia e Silva.

Além das reuniões de trabalho, Carmen Andeme Buna visitou os dois hospitais existentes na ilha de Santiago, vários centros de saúde na capital cabo-verdiana, além de um encontro com a agência de regulação cabo-verdiana ARFA.

A governante equato-guineense deixa a Cidade da Praia na noite de quinta-feira, com destino a Malabo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório