Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 30º

Italiano com autorização para viver no Reino Unido é expulso do país

Massimiliano Melargo, de 27 anos, revelou que foi detido e colocado num avião com destino a Veneza, Itália.

Italiano com autorização para viver no Reino Unido é expulso do país
Notícias ao Minuto

16:41 - 08/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Brexit

Um homem italiano foi expulso do Reino Unido apesar de ter um documento que o autorizava a viajar para o país, enquanto aguardava pela autorização para viver e trabalhar no território após o Brexit. Massimiliano Melargo, de 27 anos, revelou que foi detido e colocado num avião com destino a Veneza, Itália.

"Não me sinto bem porque estou longe da minha namorada, perdi o emprego e vou perder o meu apartamento", disse Melargo.

De acordo com o The Guardian, o italiano tinha abandonado o Reino Unido para ir a um aniversário na Finlândia. Nessa altura, Massimiliano foi informado que quando aterrasse no aeroporto de Gatwick, em Londres, seria de novo enviado para Helsínquia. 

Apesar do aviso, o homem disse que não teve receio de voltar a Inglaterra para ir buscar os seus pertences e visitar a namorada e a irmã, que mora no país há 12 anos. "Sinto que mesmo que vá em visita vou ter problemas. É dececionante. Vai ser difícil voltar mesmo como turista", disse o homem. 

"Sou um cidadão de bem, cumpridor da lei, íntegro, certamente não merecia o tratamento que me foi dado ao ser detido e tratado como delinquente. Contribuo para a economia e a sociedade do país", afirmou. 

Massimiliano Melargo morava no Reino Unido antes do Brexit e tinha feito um pedido para permanecer no território, através de uma medida da União Europeia para os cidadãos europeus que já viviam no país antes de 2021. O italiano já tinha morado no Reino Unido e pretendia voltar no final de 2020, mas acabou impedido devido à pandemia da Covid-19. Após o Brexit, Melargo voltou ao Reino Unido e apresentou um pedido tardio para permanecer no país. 

O pedido acabou por ser recusado, mas o homem recorreu por acreditar que tinha sido "ilegalmente removido". "Tenho um certificado que me permite viajar para dentro e fora do Reino Unido enquanto aguardo uma decisão final sobre o meu pedido", concluiu o italiano. 

Leia Também: Legislativas britânicas poderão abrir novo "ciclo nas relações" com UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório