Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

NATO? "Não pretendemos atacar. É claro para pessoas sensatas no Ocidente"

O comentário é do antigo presidente da Rússia e atual vice-presidente do Conselho de Segurança do país, Dmitry Medvedev.

NATO? "Não pretendemos atacar. É claro para pessoas sensatas no Ocidente"
Notícias ao Minuto

10:47 - 03/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Medvedev

O antigo presidente da Rússia e atual vice-presidente do Conselho de Segurança do país, Dmitry Medvedev, afirmou que Moscovo não tem planos de atacar nenhum país da NATO, algo que "é claro para todas as pessoas sensatas ​​no Ocidente".

Segundo Medvedev, na plataforma VKontakte, citado pela Tass, o exercício Steadfast Defender 2024 da NATO, o maior desde o fim da Guerra Fria, trata-se de "brincar com o fogo de uma forma muito perigosa".

"Não pretendemos atacar nenhum dos membros da NATO. Isto é claro para todas as pessoas sensatas ​​no Ocidente. No entanto, se eles se deixarem levar pela brincadeira e usurparem a integridade do nosso país, receberão imediatamente uma resposta apropriada", apontou Medvedev, acrescentando que "isso significará uma coisa – uma grande guerra que a NATO não será capaz de evitar".

O exercício Steadfast Defender 2024 da NATO está a ser realizado na Europa de fevereiro a maio. Trinta e um estados-membros e a Suécia, com esperança de entrar na Aliança, participam nos exercícios.

O Steadfast, que nos próximos meses mobilizará até 90 mil soldados em ambos os lados do Atlântico, deverá, entre outros objetivos militares, verificar a capacidade da Aliança para mobilizar e transportar rapidamente tropas norte-americanas para fortalecer a defesa da Europa.

Leia Também: Rússia aberta a apoiar Maputo caso executivo moçambicano solicite

Recomendados para si

;
Campo obrigatório