Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

PM polaco acusa chefe de Estado de bloqueio e admite eleições

O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, admitiu hoje a realização de eleições antecipadas, acusando o chefe de Estado de "obstrução continuada", no quadro da crise entre os populistas nacionalistas afastados do poder no ano passado e a nova maioria pró-europeia.

PM polaco acusa chefe de Estado de bloqueio e admite eleições
Notícias ao Minuto

11:49 - 01/02/24 por Lusa

Mundo Polónia

"Se não conseguirmos governar porque o Presidente nos bloqueia, se eles querem eleições antecipadas, vão tê-las", disse o chefe do Governo polaco aos jornalistas em Bruxelas, após o anúncio de um impasse legislativo provocado pelo Presidente, Andrzej Duda, aliado da oposição nacionalista populista.

Na quarta-feira, o Presidente polaco promulgou o Orçamento de Estado apresentado pelo Governo de Tusk, antes de o remeter para o Tribunal Constitucional, controlado pelo anterior Executivo, alegando dúvidas quanto à adoção do documento pelo Parlamento.

Ao anunciar a decisão, o Presidente afirmou ter "dúvidas" sobre a votação da lei das finanças na Câmara Baixa do Parlamento, devido à ausência de dois deputados populistas.

Os dois homens, o antigo ministro do Interior, Mariusz Kaminski, e um colaborador próximo, Maciej Wasik, foram condenados a penas de prisão em dezembro por terem ultrapassado as funções num caso que remonta a 2007.

Eleitos deputados em outubro do ano passado, viram entretanto os mandatos parlamentares revogados, facto que se recusam a reconhecer, tal como o Presidente.

Detidos no palácio presidencial, foram brevemente encarcerados em janeiro.

O chefe de Estado anunciou, na quarta-feira, que vai remeter para o Tribunal Constitucional todas as leis aprovadas pelo Parlamento na ausência destes dois deputados.

Para Tusk, colocar os interesses dos dois deputados à frente dos interesses do Estado é "absolutamente inaceitável", enquanto o Presidente do Sejm (Câmara Baixa do Parlamento) descreveu o anúncio do Chefe de Estado como "chantagem".

Leia Também: PS conta reeleger deputados, AD com regressos e estreias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório