Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 20º

Em greve, com protestos e sem turistas. O que se passa em Machu Picchu?

A cidade inca foi declarada Património Mundial da Unesco em 1983 e é uma das joias do turismo do Peru.

Em greve, com protestos e sem turistas. O que se passa em Machu Picchu?
Notícias ao Minuto

23:39 - 30/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Peru

Sem turistas, com protestos e uma 'greve por tempo indeterminado'. É este o atual cenário que se vive em Machu Picchu, o icónico local arqueológico do Peru, que foi considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Esta contestação ocorre depois de uma empresa privada ter assumido a venda dos bilhetes para entrar no local, revela a BBC.

Os manifestantes bloquearam o acesso à região, por considerarem que a notícia representa uma "privatização sistemática" da cidade inca, estando os operadores turísticos e proprietários de pequenos negócios com as 'portas fechadas'.

As atividades do transporte de pessoas ao parque também foram suspensas por precaução, o que acabou por causar a saída de centenas de turistas.

O objetivo destes protestos é o cancelamento do contrato com a empresa Joinnus, assim como o término da cobrança de uma comissão de 3,9% em cada bilhete.

O turismo, que está a ser a grande vítima desta paralisação por tempo indeterminado, já enfrentou vários outros desafios ao longo dos últimos tempos, como o número de visitantes e problemas de conservação e sustentabilidade.

A BBC realça que Machu Picchu - que foi declarado Património Mundial da Unesco em 1983 - é uma das joias do turismo do Peru que atraiu cerca de 4,5 milhões de visitantes ao país antes da pandemia de Covid-19 em 2020.

Leia Também: Peru recebe 202 peças arqueológicas de Espanha, EUA, Alemanha e Bélgica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório