Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Zâmbia recebe primeiro lote de mais de um milhão de vacinas contra cólera

A Zâmbia recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o primeiro lote de mais de um milhão de doses de vacina contra a cólera, que já causou centenas de mortos, anunciou hoje o Governo.

Zâmbia recebe primeiro lote de mais de um milhão de vacinas contra cólera
Notícias ao Minuto

17:06 - 15/01/24 por Lusa

Mundo OMS

Nas últimas 24 horas, mais de 374 zambianos morreram e 9.580 foram infetados com cólera, uma forma aguda de diarreia, que pode matar em poucas horas.

A Zâmbia, que faz fronteira com Angola, está a enfrentar desde outubro de 2023 um aumento do surto de cólera, vivendo a pior epidemia desta doença desde 2011.

O país da África Austral, sem litoral, luta contra a propagação desta doença mortal e já foi forçado a adiar por três semanas o início do novo ano letivo, inicialmente previsto para 08 de janeiro.

A OMS e a Vaccine Alliance (Gavi) esperam reduzir o número de casos em todo o mundo em 90%, até 2030, graças a uma forte campanha de vacinação e à intensificação do apelo à higienização.

"Esta epidemia continua a ameaçar a segurança sanitária da nação", avisou a ministra da Saúde da Zâmbia, Sylvia Masebo. A ministra adiantou, ainda, que o país já recebeu 1,4 milhões das 1,7 milhões de doses de vacinas aprovadas pela OMS.

A OMS confirmou o número de entregas numa mensagem nas redes sociais.

A vacinação terá início nas "zonas de alto risco" em torno da capital Lusaca, o epicentro da epidemia, com uma população de mais de três milhões de habitantes.

No passado fim de semana, a ministra reforçou as medidas de prevenção, nomeadamente limitando a cinco o número de pessoas que assistem ao funeral de uma pessoa que tenha morrido da doença.

Na semana passada, o Presidente, Hakainde Hichilema, instou os zambianos a tomarem precauções e a evitarem viagens desnecessárias.

Leia Também: Autoridades registam nove mil casos de cólera em Moçambique

Recomendados para si

;
Campo obrigatório