Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 16º

Justiça iraniana condena os Estados Unidos pela morte de general em 2020

Um tribunal de Teerão condenou hoje o Governo dos Estados Unidos e outras instituições e indivíduos norte-americanos a pagar quase 50 mil milhões de dólares (mais de 46 mil milhões de euros) pela morte do general iraniano Qasem Soleimani.

Justiça iraniana condena os Estados Unidos pela morte de general em 2020
Notícias ao Minuto

10:19 - 06/12/23 por Lusa

Mundo Qasem Soleimani

O general iraniano Qasem Soleimani morreu num bombardeamento realizado pelos norte-americanos no Iraque em janeiro de 2020.

A justiça iraniana decidiu a favor de mais de 3.300 demandantes, que teriam agora o direito de cobrar compensações, mas que provavelmente Washington não irá pagar.

No total, 42 instituições ou pessoas foram listadas como arguidas, incluindo agências do Governo Federal dos Estados Unidos e grupos ligados às Forças Armadas norte-americanas, segundo a agênciade notícias oficial iraniana IRNA.

As autoridades iranianas chegaram ao ponto de solicitar a prisão do ex-presidente dos EUA Donald Trump pela sua responsabilidade no ataque.

Soleimani era o líder da Força Quds da Guarda Revolucionária do Irão na altura do atentado, que também matou Abu Mahdi al-Muhandis, o "número dois" das Forças de Mobilização Popular - uma coligação de milícias iraquianas apoiadas pelo Irão.

Leia Também: World Press Photo exclui melhor foto do ano de capa do livro: "Explícito"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório