Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Surto de gripe das aves mata 220 flamingos na Argentina

Vírus foi identificado em vários animais na região, incluindo em leões-marinhos.

Surto de gripe das aves mata 220 flamingos na Argentina
Notícias ao Minuto

20:24 - 27/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Gripe das aves

Um surto de gripe das aves matou cerca de 220 flamingos no noroeste da Argentina, avançaram as autoridades no fim de semana, no mais recente episódio de casos da doença letal na América do Sul.

As autoridades locais anunciaram a descoberta no fim de semana, garantindo que estão a fazer os possíveis para conter a propagação da doença, pedindo ainda que os locais evitem tocar em animais mortos.

O caso surge ainda depois de, em agosto, mais de 50 leões-marinhos terem morrido com a variante do vírus H5N1 na costa atlântica da Argentina.

No início do ano, milhares de leões-marinhos foram encontrados mortos com a mesma doença no Chile e no Peru.

Segundo confirmaram as autoridades argentinas, citadas pela BBC, a doença tem sido encontrada com regularidade pela América do Sul, podendo infetar um bando de aves no espaço de alguns dias.

A gripe das aves também pode afetar mamíferos e seres humanos, embora os casos registados em pessoas sejam extremamente raros. O primeiro caso de uma morte humana por gripe das aves ocorreu apenas em abril deste ano.

O vírus foi identificado em animais da espécie de flamingo de James, cujas penas são menos rosa do que a espécie mais conhecida deste tipo de animal, sendo nativos de zonas altas da Argentina, Bolívia, Chile e Peru. Os flamingos de James são considerados animais em vias de extinção.

Leia Também: Gripe das aves detetada em gaivota recolhida em Aveiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório