Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Chile. 1.535 leões-marinhos e 730 pinguins morrem de gripe das aves

As autoridades chilenas anunciaram que encontraram animais marinhos mortos de espécies protegidas na região de Biobío.

Chile. 1.535 leões-marinhos e 730 pinguins morrem de gripe das aves
Notícias ao Minuto

19:07 - 03/04/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Gripe das aves

As autoridades chilenas anunciaram, nesta sexta-feira, que um total de 1.535 leões-marinhos e 730 pinguins-de-humboldt morreram devido ao vírus da gripe aviária.

"Tal nunca aconteceu antes no Chile”, alertou a diretora do Serviço Nacional de Pesca e Aquicultura do Chile, Soledad Tapia.

Segundo a responsável, embora existam centenas de mamíferos mortos, as espécies mais afetadas pela gripe aviária são as aves selvagens, como os pelicanos.

A região de Arica e Parinacota, ao norte, é a mais afetada, refere o Excelsior, com 709 leões-marinhos e 343 pinguins mortos, seguida de Antofagasta, Tarapacá e Atacama, todas ao norte.

Animais marinhos mortos de espécies protegidas também foram encontrados na região de Biobío, cerca de 500 quilómetros ao sul da capital.

As autoridades de saúde pública já pedira ao público que, caso encontrem uma ave ou mamífero morto ou com comportamento estranho, “não o manuseiem nem se aproximem” e notifiquem as autoridades.

O primeiro leão-marinho morto pela gripe das aves foi encontrado no norte em 15 de fevereiro, dois meses após a primeira ave selvagem infectada pelo vírus no Chile.

A gripe aviária foi detetada pela primeira vez em 1996 e, desde aí, tem-se disseminado entre as aves, tanto livres quanto em cativeiro, principalmente domésticas.

A doença é classificada em dois subtipos, baseados em duas proteínas, e considerada letal pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Leia Também: Criança de onze anos morre de gripe das aves no Camboja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório