A capital da Lituânia foi palco da ‘Corgi Race Vilnius 2025’, que juntou, ao longo de sábado e de domingo, mais de 120 equipas compostas pela raça canina amplamente associada à família real britânica.
Milhares de pessoas acorreram ao Parque Vingis para marcar presença no evento, que incluiu corridas a solo e em grupo, competições de máscaras e até um concurso para encontrar a "voz mais poderosa".
A competição, que termina este domingo, culminará com um ‘Encontro Mundial de Corgis’, que ligará os patudos na Lituânia aos dos Estados Unidos, da Irlanda e da Polónia, através de uma transmissão em direto.
"É muito divertido e emocionante para toda a família, algo alegre que muitas pessoas estão a precisar nestes dias", confessou a professora reformada Janina Stoniene à Associated Press (AP).
A mulher esteve no evento com os seus três netos, que disseram ter gostado particularmente do concurso de máscaras, já que os cães estavam disfarçados de Batman, de princesa e até de avião. Ainda assim, o vencedor foi um corgi chamado Amigo, que estava vestido... de fábrica.
Já Mango, que participou no concurso pela segunda vez, foi o primeiro classificado da corrida a solo.
"No ano passado não conseguimos terminar a corrida perfeitamente. Tivemos um treino muito bom. Treinámos todos os dias, mas este ano decidimos não treinar, apenas participar", contou Ignas Klimaika à AP.
O tutor de Mango, que já está a planear a participação de 2026, adiantou também que o patudo "sabe o que fez e está muito orgulhoso de si mesmo".
Veja as (adoráveis) imagens na galeria acima.
Leia Também: Conheça o 'catbinero' Naruto. Este polícia chileno é literalmente um gato