De acordo com um comunicado publicado nas redes sociais, "a polícia nigeriana, numa operação histórica executada pelo Escritório Central Nacional da Interpol em Abuja (capital do país) repatriou com sucesso Dai Qisheng, um fugitivo de alto perfil, para a República Popular da China".
"Esta ação decisiva (...) realça o firme compromisso da polícia com o combate ao crime organizado transnacional", acrescentou.
De acordo com a polícia, Dai é o líder de um grupo criminoso e era procurado na província chinesa de Guizhou por "orquestrar e liderar crimes organizados violentos" e tinha fugido do seu país em 2024 para a Nigéria, após a emissão de um mandado de prisão.
O criminoso foi detido no dia 8 e repatriado no dia 15, no âmbito da "cooperação entre as forças policiais", detalhou a polícia da Nigéria.
"Esta operação não apenas reafirma a determinação da polícia nigeriana em garantir que nenhum fugitivo encontre refúgio na Nigéria, mas também reflete a força das parcerias internacionais para enfrentar as ameaças cada vez mais complexas representadas pelas redes criminosas globais", refere ainda no comunicado.
Leia Também: Força Aérea da Nigéria resgata 76 pessoas sequestradas