Meteorologia

  • 15 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Bielorrússia convida Orban a visitar país para desbloquear isolamento

O presidente da Bielorrússia convidou o primeiro-ministro húngaro a visitar o país, que tem enfrentado um isolamento crescente devido ao apoio à Rússia na guerra contra a Ucrânia.

Bielorrússia convida Orban a visitar país para desbloquear isolamento
Notícias ao Minuto

23:50 - 27/10/23 por Lusa

Mundo Bielorrússia

Lukashenko manifestou a sua disponibilidade "para um diálogo com os países europeus" e convidou Orban "para discutir assuntos sérios".

O assessor de imprensa de Orban, Bertalan Havasi, disse que o primeiro-ministro húngaro iria considerar o convite quando regressasse de uma cimeira da União Europeia em Bruxelas.

A Bielorrússia tem sido alvo de sanções desde 2020, quando Lukashenko assumiu o seu sexto mandato na presidência do país, numa eleição que o Ocidente e a oposição denunciaram como fraudulenta.

A votação desencadeou uma onda de protestos sem precedentes, aos quais o governo de Lukashenko e as forças de segurança responderam com a detenção de mais de 35 mil pessoas e o espancamento violento de milhares de contestatários.

O isolamento do país aumentou depois de a Rússia ter utilizado a Bielorrússia, seu aliado de longa data e dependente, como ponto de partida para enviar tropas e mísseis para a Ucrânia, em 2022.

Lukashenko tem apelado a uma normalização das relações da Bielorrússia com os países-membros da União Europeia (EU).

A Hungria é o único país da UE que mantém conversações com a Bielorrússia e pode servir de intermediário entre Minsk e o grupo de 27 países europeus.

Leia Também: Orbán diz que estratégia da Ucrânia "falhou" e não recuperará territórios

Recomendados para si

;
Campo obrigatório