Ministro da Defesa chinês está desaparecido há três semanas
Embaixador dos EUA no Japão afirma que o governante está sob "prisão domiciliária".
© Getty Images/ALEXANDER NEMENOV
Mundo China
O ministro da Defesa chinês, Li Shangfu , não é visto há quase três semanas, especulando-se que esteja a ser investigado. Este é o mais recente caso de um alto funcionário do Partido Comunista a desaparecer da praça pública sem explicação aparente.
Li Shangfu foi visto pela última vez a 29 de agosto, quando protagonizou um discurso no fórum sobre a paz e segurança para a China-África.
Uma porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da China recusou esta sexta-feira comentar as alegações de órgãos de comunicação estrangeiros sobre o afastamento do ministro.
A sua última viagem ao estrangeiro foi a Moscovo e Minsk, em meados de agosto, onde se encontrou com funcionários russos à margem de uma conferência sobre segurança e com o presidente bielorrusso Alexander Lukashenko, recorda o The Guardian.
Rahm Emanuel, o embaixador dos Estados Unidos no Japão, tem-se manifestado particularmente preocupado com o mistério, comparando o gabinete de Xi Jinping ao romance de Agatha Christie 'And Then There Were None' ['E não sobrou nenhum'].
Esta sexta-feira, partilhou nas redes sociais que o ministro não compareceu a uma reunião agendada com o chefe da marinha de Singapura porque tinha sido "colocado em prisão domiciliária". Contudo, não forneceu qualquer fonte para as suas afirmações.
As Shakespeare wrote in Hamlet, “Something is rotten in the state of Denmark.” 1st: Defense Minister Li Shangfu hasn’t been seen or heard from in 3 weeks. 2nd: He was a no-show for his trip to Vietnam. Now: He’s absent from his scheduled meeting with the Singaporean Chief of Navy…
— ラーム・エマニュエル駐日米国大使 (@USAmbJapan) September 15, 2023
O desaparecimento de Li segue-se ao surpreendente afastamento do seu cargo, em julho, do Ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Qin Gang, também após um desaparecimento de semanas.
Leia Também: AO MINUTO: Kyiv reconquista aldeia; Kim Jong-un visita fábrica russa
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com