"Não queria participar na guerra". Oficial russo foge para a Lituânia

Ivan Korolev pediu asilo político às autoridades do país após ter sido detido por guardas fronteiriços.

militares, soldados, guerra

© Getty Images

Notícias ao Minuto
11/08/2023 22:38 ‧ 11/08/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O tenente russo Ivan Korolev atravessou ilegalmente a fronteira com a Lituânia e pediu asilo político às autoridades do país, na quinta-feira.

Depois de entrar na Lituânia, Korolev conseguiu chegar à capital do país, Vilnius, tendo sido detido por guardas fronteiriços lituanos e enviado para um posto de controlo, onde conseguiu contactar um correspondente da BBC.

"No dia 3 de agosto, decidi deixar a Federação Russa porque não queria participar na guerra sangrenta que o meu Estado desencadeou", afirmou Korolev àquela estação. "Neste momento, encontro-me na República da Lituânia, onde pedi asilo político", continuou.

O oficial afirmou que, embora tenha participado na agressão da Rússia contra a Ucrânia, nunca foi destacado para fora da Rússia. A sua posição como "vice-chefe do armazém do departamento de contabilidade e operacional do armazém de artilharia de campo" implicava o fornecimento de munições às tropas que lutavam na Ucrânia, explicou.

O pedido do oficial de artilharia foi tomado em consideração pelas autoridades lituanas, tendo Korolev sido levado para um centro de migração na cidade de Pabrade, não muito longe da fronteira com a Bielorrússia.

A BBC refere, no entanto, que as afirmações de Korolev não foram verificadas e que a unidade para a qual foi designado está, em circunstâncias normais, na aldeia de Teysin em Khabarovsk Krai.

Leia Também: Seis anos de prisão na Rússia para ativista ambiental por criticar guerra

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas